terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resenha de livros: A Lição Final


Oi gatinhas, como agente tá no fim do ano e todo mundo procura fazer um balanço das metas que estabeleceu e se conseguiu cumprir, e também fazer novas metas resolvi falar de um livro maravilhoso, bom pra ser lido nesse tempo.


Dados do livro:
Nome: A LIÇÃO FINAL
Autor: Randy Pausch
Páginas: 249

O livro trata da história real do professor Randy Pausch, que foi informado por seu médico que em decorrência de um câncer só teria 6 meses de vida. O texto foi inspirado na palestra final que ele deu em Carnegie Mellon University intitulada “Concretizando realmente seus sonhos de criança”. Palestras com o tema “que sabedoria você transmitiria ao mundo sabendo que é sua última oportunidade?” são comuns nos Estados Unidos, mas ninguém podia imaginar que aquela realmente seria a última palestra de Randy, até que ele expos seu câncer e emocionou a todos. Você pode encontrar o vídeo dessa palestra que ficou conhecida por milhões de pessoas, no youtube.

Inspirado na palestra ele resolveu escrever o livro retratando sua vida, com sua esposa e filhos após ter descoberto um câncer que seria fatal em meses.  

Um coisa incrível que o autor faz é planejar o resto de seus meses, ele se sente sortudo porque não morreu de uma hora pra outra. Seus filhos (três) ainda são novos e ele se pergunta como passaria em poucos meses o que seria ensinado por longos anos, e decide gravar vídeos e deixar texto pra que lhes seja entregue quando forem mais velhos.



O livro é sobretudo uma lição que estamos nesse mundo de passagem e que devemos viver com todas as forças, procurando extrai o máximo da vida e ser feliz. Não se trata daqueles enredos de auto ajuda meloso, o texto é bem escrito e te prende a cada capítulo, sem falar que é uma história real, de um homem comum que se depara com uma situação devastadora.

O livro não é triste, pois o enfoque não é dado na morte, mais sim em como enfrentar com dignidade a vida que ainda tinha e aproveitá-la.
Ao ler você pensa, será que realmente estou dando valor as coisas que amo??? E meus sonhos de infância, realizei algum??? Minha vida tem tomado o rumo que quero ou estou deixando que ela me leve sem fazer força alguma???

Temos que aprender a viver o hoje, mas também estabelecer metas e tentar cumpri-las pois ter um sonho e realiza-lo é uma das melhores coisas dessa vida!!!

Alguém já leu o livro? O que acharam?

Bjokas....
_______________________________________________________________
Versículo do Post:
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9




10 comentários:

  1. Nossa, me emocionei só com a descrição do livro. Imagina quando o ler...

    ResponderExcluir
  2. Lindo.

    Beijooos
    www.idfashion.com.br
    @blogidfashion

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me ajudou a mudar meu pensamento pra muitas coisas. Principalmente por viver mais do jeito q eu gostaría, sem me importar pra valer com a opinião alheia. Pq é isso q importa na vida, viver e ser feliz. O q mais atrapalha a felicidade é pensar no q os outros vão dizer ou pensar a teu respeito.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de livros e este parece ser bem interessante. E é mesmo verdade, que tudo na vida é passageiro. Por isso devemos aproveitar cada dia!
    Ah, não tenho twitter :( Adiciona-me no msn rosa_soares28@hotmail.com. Obrigada pela visitinha no meu blog.

    http://soentrenosmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Você tou num ponto chave Ana. Se agente se preocupa muito com o que os outros vão pensar, deixamos a vida passar e simplesmente não vivemos, as vezes até perdemos grandes oportunidades!!!

    ResponderExcluir
  6. OI,adorei o seu blog
    ja to seguindo |SEGUE DE VOLTA POR FAVOR??

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oieeeeeeeee
    Não sabia do livro, mas hoje mesmo vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Nutrcionista!
    Gostei demais da conta do que eu vi aqui. Agora pode deixar que já anotei esse livro para estar na minha lista . Li a resenha e achei muito interessante , me convenceu , pois já estou preso na história .
    Quero elogiar seu blogger pelo capricho e pelo o carinho pelo modo que cuidas dele .
    Um Grande abraço , parabéns e obrigado por proporcionar momentos tão bons de leituras.
    Tenha uma semana iluminada d emuita Paz , Grande Nutricionista !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tô até lisonjeada com o comentário, muito obrigada.
    Procuro fazer o blog com o maior carinho e cativar meus leitores, pois o blog vive de leitores e comentários. E escrevo sobre duas paixões: o mundo feminino e a nutrição, então as coisas fleum normalmente.
    Volte mais vezes.
    Bjusss...

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a resenha! Eu já tinha ouvido falar nessa história, só que não sabia do livro! Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo