terça-feira, 30 de julho de 2013

Pintando o cabelo em casa sozinha

Desde quando comecei a pintar meu cabelo, há mais de 10 anos sempre fiz isso em casa e sozinha. Se fui ao salão fazer coloração umas 8 vezes em todos esses anos foi muito.

E todo esse tempo cuidando sozinha do meu cabelo me ensinou muita coisa. E coloração é uma das mais simples. Se você ainda tem medo de tingir sozinha hoje vou contar como faço e você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças.


O primeiro passo quando você decide pintar os cabelos em casa é escolher uma boa tinta, se possível profissional, pois a qualidade é sem dúvida superior a tintas de farmácia.

Se você escolher a profissional vai precisar comprar a água oxigenada, pois ela não vem na embalagem. Apesar do que dizem por aí, ox é tudo igual, uma mistura de água e peróxido de hidrogênio. Eu uso a Yamá Professional porque achei o custo benefício bom e comprei logo um litrão. Mas se na hora que for tingir não tiver uso aquelas de supermercado mesmo.

Eu gosto de lavar o cabelo um dia antes de tingir, assim ele não está tão oleoso a ponto de atrapalhar a ação da tinta e o couro cabeludo fica um pouquinho de óleo que faz com que coce menos.


Pra tingir o cabelo você irá precisar dos itens abaixo:

  • Tinta (uso a Truss 8.44 com a Prolife Collor 9.34)
  • Água oxigenada (uso a Yamá Professional 30 volumes)
  • Vasilha para misturar
  • Pincel
  • Medidor (para água oxigenada)
  • Piranha de cabelo
  • Luva

Antes de começar a misturar a tinta faça a divisão do cabelo. Divida em 4 partes para facilitar na aplicação. Não precisa ficar certinho.


Depois de dividir o cabelo proceda a mistura da coloração com a ox. Esse ponto é importantíssimo e a tinta deve formar uma mistura homogênea com a ox.


É legal passar um creme ou protetor em volta da testa e nuca pra não ficar toda tingida. Eu não faço isso, pois tenho muitos pelinhos e eles não seriam tingidos.

Solte uma das mechas da parte inferior do cabelo e vá aplicando a tinta. O ideal seria começar pela parte superior e da frente, mas se você fizer isso pode ter mais dificuldade.

Comece depositando tinta na raiz e vá trazendo pras pontas. No meu ponto de vista a raiz é o local que precisa ter mais atenção, pois se ficar algum lugar sem tinta só repetindo o processo. Já as pontas se por algum acaso não pegar tinta tão bem dá pra corrigir com banho de brilho. Portanto atenção ao aplicar na raiz da nuca e perto da orelha.


Depois de aplicar no cabelo todo não o prenda! A água oxigenada precisa de oxigênio para reagir, e o cabelo solto facilita a oxidação do produto.

Passado o tempo de pausa (varia de marca pra marca) é hora de retirar a tinta.

Eu uso pra lavar o shampoo Post Color da Tec Italy. Aplico apenas uma vez e ensaboo bem pra remover o máximo de tinta.


Depois faço uma hidratação boa e barata. Uso o creme de tratamento Tresemmé que tem pH baixo, junto com algumas ampolas de tratamento.

E por último borrifo um pouco de água com vinagre pra fechar bem as escamas do cabelo. Borrifo e deixo cerca de um minuto e enxágua.

Passo um creme de pentear e deixo secar naturalmente com ajuda do secador.

Ufa! Acho que contei tudo!


O post ficou grande meninas, mas contei exatamente como faço pra tingir o cabelo sozinha e ele não sair manchado e  nem com partes sem tingir.

Fui citando as marcas que uso, pois sempre me perguntam, mas pode ser qualquer marca de preferência pessoal.

É isso, se tiverem mais alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Bjus!
_____________________________________________________
Versículo do post:

“Se morremos com ele, com ele também viveremos” 2 Timóteo 2:11b

17 comentários:

  1. Que lindo que ficou *-*
    Meu cabelo é castanho(não tão escuro)e há 1 ano e 1 mês deixei de fazer luzes, os reflexos estão na altura das orelhas. Quero colorir com a 7.4, você recomenda usar ox de volumes diferentes na raiz e no comprimento, já que estão de tons diferentes?
    Meu objetivo é uma raiz um pouquinho mais escura mesmo, formando um pseudo-ombré com as pontas, que estão loiras. Sei q o certo seria 30x pra pegar legal na raiz, mas acho q danificaria as pontas. Estou bastante em dúvida com uma 20x (que danificaria menos, porém também pegaria menos na raiz). O que acha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ox 30 danifica mais que a 20 mesmo, mas se vc passar 30 na raiz e 20 nas pontas será que não vai igualar? Vc não quer né fazer o oposto?
      Se for vá de ox 30 nas pontas.
      Bjus.

      Excluir
    2. Oi Kathe!

      Fui a um salao e expliquei que estava pensando em misturar 3/4 de um tubo de 7.4 da yellow e 1/2 de uma 8.4 da alfaparf com uma ox de 20 pq minhas pontas estão bem judiadas. Falei que a intenção da 8.4 era pra 7.4 não fechar demais, já que eu não queria a 8.4 sozinha nas minhas luzes (muito claro p mim) e a 7.4 com ox de 20 iria ficar escura. O cara disse que pegaria tranquilo pq o cabelo é virgem,ia ficar como se usasse a 7.4 pura com ox de 30 (oq eu planejava).

      Meu cabelo iria desbotar o escuro fácil cm as lavagens pq não ia ter o pigmento fixo no cabelo e que se eu achasse mt escuro poderia aumentar a dosagem de 8.4 nas proximas e etc. E me ofereceu a opção de misturar 2 ox de 20 e uma de 30 caso eu quisesse, mas morrrrrri de medo, nunca vi misturar volumes de ox!

      aqui está minha raiz
      https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1003756_400451723394540_1012462452_n.jpg

      e aqui minhas pontas judiadas :/
      https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1157646_400459210060458_831651170_n.jpg

      Oq vc faria no meu lugar? Sua opinião é mt importante p mim!

      Obrigada, beijos <3

      Excluir
    3. Oi kathe!

      Fui num salão e expliquei que queria usar uma mistura de 3/4 de um tubo 7.4 da yellow e 1/2 de uma 8.4 da alfaparf com ox de 20 por causa das minhas pontas. A intenção da 8.4 é dar uma "quebrada" na cor, já que a 7.4 com ox de 20 ficaria muito escura e eu não queria a 8.4 sozinha em cima das minhas luzes.

      O cara me disse que pegaria tranquilo pq meu cabelo é virgem e ficaria como se eu tivesse usado só a 7.4 (que era minha ideia inicial). Se eu não gostasse, meu cabelo iria clarear com as lavagens e eu poderia fazer uma progressiva pra desbotar, já que não iria ter o pigmento fixo no cabelo. Ele tbm me indicou passar 2 ox de 20 e uma de 30 se eu estivesse insegura, só que essa oferta dele é que me deixou insegura! rs. Não sei se é bom usar volumes diferentes na mesma coloração e etc.

      Aqui está minha raiz:
      https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1003756_400451723394540_1012462452_n.jpg

      Aqui estão as pontas judiadas :/
      https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1157646_400459210060458_831651170_n.jpg

      Oq vc faria nesse caso? Sua opinião é muito importante p mim!

      Obrigada <3

      Excluir
  2. nossa seu cabelo fica com uma cor linda mesmo *-*

    e pintar nem é um bico de sete cabeças o dificil mesmo é acertar a cor para o seu tom de pele.

    muito linda você com essa cor.

    bjinhus e ótima noite

    www.misturasdafabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso o post!!!
    Eu tb pinto em casa mAS meu cabelo é curtinho batidinho, então meto tinta no cabelo todo!!!!
    hidrato com uma mascara nova da Phytoervas pra cabelos tingidos, ela é ótima!!!

    ResponderExcluir
  4. Qual é a proporçao da mistura agua e vinagre que voce usa no final do processo?

    ResponderExcluir
  5. to conseguindo postar kath, não pintei ainda com a 74 da feria, vou fazer igual vc fala aki, e o vinagre então vc borrifa no cabelo misturado com agua?
    valeu as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, mistura o vinagre com água e borrifa no cabelo. Deixa um ou dois minutos e enxágua.
      Bju

      Excluir
  6. olá, gosto muito das suas dicas e sempre pinto meu cabelo em casa, e discordo de que toda ox é igual tbm uso a Yamá da embalagem preta por causa do preço e porque é de boa qualidade, ela contém Queratina e semi di lino.. já a da embalagem branca não... já usei ox que agrediram muito meu cabelo, a mais suave que encontrei foi a Yamá de embalagem preta rsrsrs como ja disse ^^ ja usei muitas marcas e sinceramente essa foi a melhor p/ meu cabelo. bjs =*

    ResponderExcluir
  7. Comprei a 7/4 da Color Perfect e vou experimentar. Tô perdendo as esperanças com relação aos acobreados que ando encontrando.

    Eu não pinto em casa. Antes pedia a alguém pra me ajudar, mas por não ter esses apetrechos, tipo o pincel, achava que faltava melecar mais a raiz. Não acho que faça muita diferença no salão, é mais pra não achar que ficou ruim e não poder reclamar. No salão, se não ficar legal, eu ainda posso criticar alguma coisa. Mas, de todo jeito, não dá pra ver a parte de trás do cabelo. Eu sempre precisaria de outra pessoa pra ajudar, então, no salão fica mais "prático". Mas sempre gosto de ler suas dicas. Inclusive, eu que falei pra ela do shampoo que tira a coloração, depois que vi no seu blog (esqueci o nome dele). Ela não o conhecia.

    E com relação aos shampoos, me dei muito bem com os produtos do Boticário Nativa SPA. O condicionador e a máscara duram três semanas, e o shampoo dura mais ainda. Fica sedoso e nem preciso fazer hidratação no salão. Faz muito tempo que não corto, então, as pontas estão pra lá de feias e o cabelo tá sem corte nenhum. Mas vou esperar mais um tempo. Quero cortá-lo quando ele tiver grandão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei a 7.4 da Color Perfect, mas deve ser um acobreado mais fechado.
      Adorei a dica do Nativa SPA. Quero testar depois!
      Bjus.

      Excluir
    2. Eu te adicionei no facebook. Será que você aceitaria minha amizade? :D

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi flor, adorei suas dicas pra cabelos ruivos. Estou aqui anotando várias.
    Eu também pinto o cabelo em casa e fiquei curiosa sobre a medição de ox que vc usa pro tanto de tinta, poderia nos falar?

    Só discordo de vc que ox é tudo igual.. eu detesto aquelas da Márcia.. rss

    Beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Uso 1:2 de ox para 1 de tinta.
    Água oxigenada é tudo igual quimicamente falando, e os melhores salões sabem disse.
    Fiz um curso de colorimetria com um renomado profissional paulista e ele chegou a ensinar a fazer vários volumes de ox usando água! Isso mesmo, a gente paga caro no salão e eles misturam uma ox de 40 com água na proporção correta para obter uma ox de 20 volumes.
    O que pode variar é algumas marcas colocam um óleo pra danificar menos o cabelo, mas isso vc pode fazer direto na mistura da tinta.
    Bjus.

    ResponderExcluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo