sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eu subi o Pico da Bandeira, o 3º maior do Brasil



Meninas, no último final de semana eu fiz uma coisa que era louca para fazer há muito tempo: subi o Pico da Bandeira. Já aviso que o post é longo.

O Pico fica localizado no leste de Minas Gerais, no Parque Nacional do Caparaó, perto de onde moro e foi por muito tempo considerado o maior do Brasil, até ser desbancado pelo Pico da Neblina, por pouco mais de 100 metros.

O Pico da Bandeira possui 2.890 metros de altitude.

Fui com meu namorado e uns colegas de serviço.

No Parque Nacional do Caparaó da para subir de carro até o local conhecido como Tronqueira, que tem um mirante e uma maravilhosa vista. A partir daí é só a pé e por uma trilha de pedra mal sinalizada. 

Nós chegamos à Tronqueira por volta das 3 da tarde e fomos subir os 4.5 km até o Terreirão, onde fica o acampamento. Essa primeira parte da subida é mais tranqüila, com bastante trecho de terra e não somente pedras.

Quase chegando à Tronqueira nós podemos nos maravilhar com o pôr do sol, simplesmente magnífico.

Montamos e barraca e ficamos curtindo o frio até dar 2:30 da madrugada, horário em que subiríamos os outros 4.5 km até o pico.

Na Tronqueira o povo é bem animado, tinha gente até tocando violão. Não sei como os dedos não congelaram sem as luvas.

Uma coisa que me impressionou foi o companheirismo, todo mundo se ajuda. Teve um hora que estávamos fora da barraca e um grupo veio perguntar se estávamos em coberta. Outro grupo veio oferecer canjica, para espantar o frio. E foi esse grupo que me salvou, pois o colega que havia combinado levar o fogareiro não foi, e ficamos com o miojo (é o que rola) e capuccino por fazer. Mas essa alma caridosa nos arrumou água quente e pude tomar meu capuccino e me aquecer um pouco.

Para subir o restante do caminho me equipei bem: 1 jaqueta de couro, duas outras jaquetas, 1 blusa de lã grossa e 1 daquelas que parece meia calça; 3 meias, 1 calça de malha, 1 caça jeans e 2 legging,; 2 toucas; 1 luva de lã e 1 de couro; 2 cachecóis. Fiquei até gordinha, parecendo um esquimó.

Essa última parte da subida é mais perigosa, a trilha é muito pequena, andamos em fila e as vezes ela se bifurca, o que pode levar os mais distraídos a se perderem. Sem falar que ela é praticamente toda de pedra, e em alguns trechos tem mina de água. Cuidado, pois se molhar os pés a viagem acaba, pois no frio e molhados eles podem congelar.

Os últimos 200 metros é praticamente escalagem, a montanha fica bem a pico, as pedras ficam escorregadias e o vento aumenta muito. É preciso usar as mãos para não cair.

Nós chegamos ao cume antes do que tínhamos calculado e tivemos que ficar esperando o sol nascer. Graças a Deus levamos um cobertor e nos enrolamos nela para nos proteger do vento.
A temperatura estava em 5 graus negativos, mas por causa dos ventos de 50 km/hora a sensação térmica chegou a 15 graus negativos!!!

Eu achei que meus pés e mãos iriam congelar, eles simplesmente não esquentavam por nada!!!

Assim que o sol apontou eu comecei a sentir um mal estar, enjôos fortes e uma tonteira e vontade de desmaiar. Não sei se foi o frio extremo ou o ar muito rarefeito, devido a altitude elevada, que abaixou minha pressão arterial. Tirei um pouco de roupa, tomei água e comi um biscoito bem salgado. Meu namorado até ficou me segurado com medo de deu cair pico abaixo....rsrsrs

Mas depois desse sufoco o sol nasceu e pude valer que tudo valeu a pena.

O visual é mágico! Não temo descrever em palavras, apenas vejam as fotos.


Depois de tirar algumas poucas fotos, pois mesmo com o sol o frio e o vento não passou, descemos.

Eu achei a decida pior do que a subida, porque escorrega muito, o que deixa o caminho perigoso e a gente força demais o joelho, tanto que o meu deu pau faltando uns 400 metros para chegar onde estava o carro. Não estava conseguindo força mais o joelho e tive que ir lentamente.

Quando chegamos ao acampamento me joguei no chão, e confesso que nunca vi um chão tão macio e gostoso. Eu estava exausta! Foi o tempo de descançar um pouco, comer, desmontar a barraca e partir, porque ainda faltava 4.5 km....

Ao chegar em casa eu praticamente desabei, não quis nem comer, só tomei um banho e fui dormi, afinal de contas eu tinha andado 18 km no total e ficado 1 noite toda sem dormi.

Apesar do frio insuportável não me arrependo de ter ido, mas não sei se voltarei novamente....

E vocês meninas, gostam dessas aventuras loucas?

Bjussssssssss....
_______________________________________________________
Versículo do post:
“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” 1Coríntios 2:9

7 comentários:

  1. uhull
    que lindo!!
    parabéns
    Super beijo!

    Vídeo novo: http://www.youtube.com/watch?v=aoj1-LTB6aY

    Te convido a participar do sorteio de uma linda necessaire: http://makesemelissa.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-necessaire-borboleta.html

    ResponderExcluir
  2. Que vista linda!!! Com certeza deve ter valido a pena... acho que não conseguiria fazer este percusso não! Mas adoro conhecer novos lugares e este lugar realmente parece mágico. Bjoss e bom final de semana pra vc!!!
    Elana Batista
    http://casaecabeloscomdesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que aventura incrível hen Kathe!! Só não iria curtir o frio, odeio passar frio...

    Bjs.
    PARTICIPEM DO SORTEIO DE PEÇAS NA TENDÊNCIA NEON/VERÃO 2013:
    http://migre.me/9QQMZ

    ResponderExcluir
  4. Hooy Katherinne *-*
    Que aventura legal.E como voce se agasalhou hein??Rsrsrs...
    Me deu vontade de ir um dia :)

    Bjs
    www.alebelacoma.blogspot.com
    www.love-loveelove.tumblr.com
    @Isa_Habbo
    Bom final de semana...

    ResponderExcluir
  5. Eitaaaaaaaaaaaa que lindo omg, queria eu...
    BEIJUXX
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. o passeio deve ter sido uma delícia :D adorei as fotos!! ;)

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, que legal!! Deve ter sido uma emoção, né?? Visual incrível...Mas, confesso que não gosto de aventuras não. Sou muito mole! kkkkkkkkkkkk bjus

    ResponderExcluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo