quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tipos de massagem


Olá meninas, hoje vamos variar um pouco o assunto, falaremos sobre massagens. As massagens nos ajudam a relaxar, trazem benefícios a saúde e bem-estar e por muitas vezes tem finalidades estéticas.

E quem não gosta de receber uma boa massagem???


Vamos conhecer um pouco sobre as técnicas mais comuns e os objetivos e benefícios de cada uma: 

ANMA  
Anma significa apertar (An) e esfregar (Ma). É uma das mais antigas formas de massagem do mundo. A terapia do ANMA é baseada nos princípios da medicina oriental, utilizando técnicas especiais (pressão, massagem, amassamento, alongamento) para estimular pontos chaves, promovendo uma natural cura do corpo. Quando estes pontos são estimulados, aliviam a tensão muscular fato que facilita a circulação do sangue e da energia (Ki), objetivo primordial desta massagem. ANMA não utiliza óleos, podendo ser feita sobre a roupa do paciente.
Benefícios: diminuição da tensão e do estresse, promovendo enorme relaxamento, normalização e equilíbrio das funções corpóreas, rejuvenescimento, combate de diversas doenças, tais como: dor de cabeça, gripe, asma, tontura, disfunção da pressão arterial, cólica e irregularidade menstrual, falta de vitalidade sexual e insônia.

AYURVÉDICA
Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica.  Esse sistema concebe o ser humano em sua totalidade, e o estado de saúde como um estado de harmonia interna e externa. Reconhecendo o homem como parte integrante da natureza, assim como os animais e plantas, compreende que saúde e equilíbrio passam por uma vida em harmonia com a natureza e suas leis. A massagem ayurvédica é importante em todo processo de cura, atuando não só no âmbito físico, mas também no emocional, psicológico e energético. Utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, o que facilita os movimentos, realizando alongamentos e torções similares aos exercícios de Yoga. O terapeuta pode usar tanto as mãos, como cotovelos, joelhos, punhos e pés. A massagem é feita com a pessoa em trajes íntimos ou de banho.
Benefícios: ativação da corrente sanguínea, eliminação de toxinas e do estresse, é relaxante, promove a estimulação do sistema imunológico e a abertura dos chakras (pontos energéticos).


DRENAGEM LINFÁTICA
Esta massagem realizada com manipulação suave promove a drenagem dos vasos linfáticos.
Indicada: para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços.  A longo prazo, utilizando cremes à base de cânfora pode atenuar a celulite. É também bastante indicada para gestantes, após o terceiro mês de gestação.

MASSAGEM CLÁSSICA
A massagem clássica, desenvolvida no ocidente, promove o relaxamento das tensões musculares, atenuando dores localizadas. Pode ser feita com ou sem óleo, com o paciente em trajes íntimos ou de banho.

MASSAGEM A QUATRO MÃOS
A massagem a quatro mãos é aplicada por dois terapeutas, combinando movimentos sincronizados, pressão, manipulação e alongamento. São utilizados movimentos do Shiatsu, Reflexologia, Clássica, Thai e Massagem de Esalem.
Benefícios - Melhora a circulação e a flexibilidade, promove alívio imediato, de pontos de tensão e, também, um profundo relaxamento.

QUICK MASSAGE 
Técnica desenvolvida pelos americanos, cujas manobras são utilizadas nos grupos musculares mais afetados pelo estresse e pelo Dort (LER). As áreas massageadas são: coluna vertebral, ombros, cervical e membros superiores. A pessoa senta-se confortavelmente em uma cadeira especial recebendo a massagem sem a necessidade de despir-se.
Indicações: Estresse, cansaço físico e mental,  tensão musculares localizadas.


REFLEXOLOGIA PODAL
SOKUTEI - Esta técnica utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que refletem em todas as partes do corpo. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.
Benefícios: Incita o corpo a curar-se, estimulando o sistema linfático e circulatório, promovendo a liberação de toxinas.

SHIATSU
O SHIATSU, (shi=dedo - atsu=pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. A técnica consiste numa compressão de vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.
Benefícios: o relaxamento da musculatura promovendo o alívio de dores localizadas. 

E aí meninas, vocês tem uma massagem preferida?

Bjussss......
___________________________________________________
Versículo do post:
"Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado." Salmos 55:22

Um comentário:

  1. Realmente, poucas sensações são mais gostosas que a de receber uma boa massagem...

    ResponderExcluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo