segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alimentação Saudável X Cabelo Bonito

Nossa coluna será inaugurada com um tema que adoro: Cabelos!!!


O cabelo é visto como símbolo de sensualidade e feminilidade e sempre foi valorizado pelas mulheres ao longo da história. E qual mulher não sonha com um cabelo lindo e deslumbrante??? Para chegar no tão sonhando cabelo precisamos nos cuidar internamente (alimentação) e externamente (cosméticos). Antes de falarmos da alimentação aliada á saúde dos fios, vamos primeiro conhecer um pouco sobre o cabelo:

Os cabelos se formam na derme e é dividido em duas partes: parte interna, localizada na derme, onde ocorre a formação, nutrição e crescimento do fio e a parte externa, localizada na epiderme; é a parte visível do fio e se projeta para fora. 
O fio de cabelo obedece á lei de três fases da natureza: nascimento/crescimento, repouso e queda. A fase de nascimento/crescimento pode durar até 5 anos, o repouso alguns meses e mais alguns meses se preparando para a queda. O crescimento de cerca de 1,2 cm por mês ocorre da raiz (que fica no folículo piloso) para a ponta e depende da nossa alimentação e da época do ano.
“O cabelo consiste de um fio, que se projeta para fora da pele e a raiz, que fica dentro do folículo, ou glândula, abaixo da superfície da pele. Exceto por algumas poucas células na base da raiz, o cabelo é um tecido morto composto por queratina e proteínas relacionadas. O folículo é um tubo parecido com um bolso da epiderme que inclui uma pequena seção sobre a derme em sua base. O cabelo humano é formado por divisões rápidas das células na base do folículo. Como as células são empurradas para cima, endurecem e são submetidas à pigmentação”. O fio cresce pelo acúmulo de proteína.

Como usar a alimentação a seu favor na busca por um cabelo deslumbrante:
Uma pessoa saudável, com uma dieta adequada apresenta cabelos firmes e brilhantes, difíceis de arrancar. O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão sofrendo pela falta de algum nutriente, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem. 

 Dicas que auxiliam na saúde dos fios:
  • Consuma alimentos ricos em proteínas como carnes magras, carne de aves, peixes e soja; 
  • Consuma frutas e vegetais variados, pois são ricos em vitaminas e minerais, em geral. 
  •  Procure ingerir alimentos integrais;
  • Consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais;
  •  Procure se alimentar a cada 3 horas, pois os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos.
  • Reduza o máximo o consumo de alimentos artificiais, refinados e enlatados.
  • Evite tomar café ou chá exageradamente pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro.
  • Beba diariamente de oito a 10 copos de água por dia para manter a correta hidratação dos fios.

Os minerais e as vitaminas também têm um papel importante no crescimento do cabelo, procure sempre ingerir fontes de:
·         Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. (frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes).
·         Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. (leite e derivados, tofu, salmão e sardinha).
·         Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. (frutos do mar, tomate, aipo e tofu). Cuidado com esse mineral se você é ou tem tendência a ser hipertenso!
·         Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. (carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol).
·         Zinco – estimula a multiplicação das células. (carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo).
·         Vitamina A – auxilia no crescimento e desenvolvimento das células do couro cabeludo(bife de fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados).
·         Vitamina B – auxilia na renovação celular e crescimento dos fios(carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes).
·         Vitamina C – É antioxidante potente, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios (frutas cítricas).
·         Aminoácidos - São constituintes da queratina, a proteína que dá estrutura ao cabelo. (carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões, ervilha).

Portanto, vamos cuidar da nossa alimentação e não deixar que falte nenhum nutriente, para que nosso cabelo cresça saudável, sedoso, brilhante e tudo mais que todas nós sempre sonhamos. Mas não se esqueça que a alimentação correta não eliminará todos os seus problemas, mas ficará bem mais fácil manter o cabelo bonito aliando a  hidrataçãoe cortes regulares.

Pense que se alimentando bem de quebra você ainda ganhará um corpo mais bonito!!!

E ai meninas, alguma dúvida do assunto???

Bjusss...

3 comentários:

  1. Menina! Através de um comentário seu que curti em outro blog (Universo Feminino com Elisa Mariana) que cai aqui no seu.
    E de cara já amei, porque eu sou Ruiva! haha
    Não sou ruiva natural, eu sonho em ter uma filha ruiva, acho lindo, sedutor, as ruivas são lindas e autênticas né.
    Eu sou bem branquinha e tenho sardas, só faltou nascer ruiva.kkkkk
    pode apostar que vou aparecer mais aqui. amei seu blog!
    vou sempre aparecer. adorei as dicas!
    Parabéns.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Não sou ruiva natural, mas como diz seu blog. eu tenho Alma Ruiva!
    Kisses! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda...
    Q bom que gostou do blog, ele é novinho e ainda vai ter muita novidade....
    E eu tb não sou ruiva natural, mas de alma....rsrsrs
    Bjus.....

    ResponderExcluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo