sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vinagre no cabelo? Você não sabe o que está perdendo

Meninas, quem aplica química no cabelo sabe que ele fica poroso e sabe também que é muito importante neutralizar bem o fio após usar um processo químico qualquer.

Recentemente eu descobri os benefícios do vinagre pro cabelo e me rendi.

O principal benefício é fechar as escamas do cabelo, levando em conta que o pH do vinagre fica entre 2,5 – 3,5. Geralmente os cremes convencionais vão até 3,5 não menos que isso.

Usar um produto neutralizante no cabelo após a química é fundamental, pois a química tem o pH mais básico, específico para abrir a escama do cabelo e o produto agir. Então depois de lavar é importante passar um produto de pH baixo, para fechar as escamas que foram abertas.

Geralmente eu uso depois de tingir os fios. Essa semana eu passei o Dekap Color no cabelo e o vinagre depois. Fiquei de cara com o resultado!!!

Após o Dekap é natural o fio ficar um pouco áspero, então hidratei com uma boa máscara, mas ao enxaguar, o cabelo ainda não estava legal. E por quê? Porque as escamas estavam abertas!

Depois de enxaguar com o vinagre, o cabelo mudou. Os dedos passavam com facilidade no cabelo e ele ficou bem mais macio, tudo porque as escamas foram realinhadas.

Eu pequei a imagem abaixo no site da nossa parceira Laureen Tai e nela fica bem claro.

O nosso cabelo está em torno do pH 4 (ácido), enquanto a coloração fica em torno do pH 8 (básico). Daí a importância de regular o pH do cabelo após os processos químicos.
Outra vantagem do vinagre é o brilho. Esse danadinho da muito mais brilho do que diversos produtos com essa finalidade.

O vinagre não deve ser usado em excesso, pois o álcool na com posição pode ressecar os fios. Se seu cabelo está muito poroso, use a cada 15 dias, se não use sempre que fizer um processo químico.

Algumas meninas falam pra misturar o vinagre com água e passar no último enxague  após o condicionamento dos fios. Eu jogo direto mesmo no cabelo, pois ele já ta encharcado de água, deixo uns 30 segundos e enxáguo. Outra alternativa e misturar com água e colocar em um spray. Não deixe muito tempo, senão interfere na cor do cabelo.

E não, não fica nenhum cheiro no cabelo!!!

Bjussss....
 ______________________________________________
Versículo do post:
“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Salmos 34:18

73 comentários:

  1. Oi Katherynne,
    Eu já tinha ouvido falar alguma coisa.
    Mas confesso que não fazia ideia do porquê, nem se funcionava.
    Bom saber, sempre que fizer alguma química vou passar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona muito Mariana!
      Eu tb fico com receio de certas coisas, mas o vinagre eu posso testemunhar que funciona...rsrsrs
      Bjusss....

      Excluir
    2. Mais o melhor é de maçã porque não contem álcool.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Katherynne! Serve qualquer tipo de vinagre, ou tem que ser algum específico,
    tipo o de maçã?

    Obrigada pelas dicas! Seu blog é muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor o melhor é o de maça, porque ele é o mais ácido, e contem menos alcool

      Excluir
  4. Olá Katherynne! Serve qualquer tipo de vinagre, ou tem que ser algum específico,
    tipo o de maçã?

    Obrigada pelas dicas! Seu blog é muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que li tem que ser o de maça, da marca que vc preferir...
      Bjusss...

      Excluir
  5. Eu usei vinagre uma vez qnd fiz cauterização e meu cabelo ficou muuuito lisinho! Até os frizz sumíram!

    Bjo!


    abelezaquevemdedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, é verdade, os frizz diminuem muito. Agora liso o meu não ficou...rsrsrs
      Bjusss..

      Excluir
  6. Nunca usei misturas caseiras no cabelo! kkkk!
    Também já ouvi dizer que abacate é ótimo pra hidratar!:)
    bjs e bom final de semana!
    http://lekahernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abacate diz que é bom mesmo, e tem um óleo excelente.
      Mas não como e não gosto do cheiro, aí nunca usei...
      Bjussss....

      Excluir
  7. nossa, que incrível :) não imaginava!!

    Flor! Conheci seu blog passeando pela net! Te convido para conhecer meu canal do youtube e blog e se inscrever nos dois se possível! Obrigada!! Me mande um recado para eu te seguir de volta! :)

    Beeeeijooos

    re-becah .blogspot.com (JUNTAR O LINK)

    youtube .com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

    ResponderExcluir
  8. adorei a dica eu não sabia q podia passa vinagre vou testar rs
    adoro seu blog da uma passadinha no meu blog e confira tudo sobre silicone
    convite para todas meninas enteressadas em silicone heim
    http://loucura-feminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, eu tb uso vinagre as vezes e adoro o resultado... Deixa os cabelos super brilhantes!!

    Parabéns pela colaboradora, mais uma ruiva no pedaço rsrs! Vi nos posts anteriores...

    Beijokas
    contemrimel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vinagre? Novidade mesmo KOSKOPSOK'
    com os cuidados dos meus cabelos eu sempre uso produtos destinados ao cabelo mesmo xD

    Att. Tanara S. Hormain
    Estudante de estética e Imagem Pessoal
    www.tatashhormain.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tenho medo de produtos caseiros, mas vi cabeleireiros indicando e resolvi testar.
      E é muito bom....rsrsrs

      Excluir
  11. Adorei a dica, sempre uso dekap pra dar aquela despigmentada básica antes de pintar e meu cabelo fica um bagacinho depois! Próxima vez vou usar o vinagre! :)
    Costumava fazer uma "máscara" caseira pro cabelo, que incluía babosa, ovo, abacate e um pouquinho de vinagre de maçã, que deixava os cabelos super brilhosos e hidratados, porém um pouquinho pesados por conta do abacate, mas nada que uma boa lavagem não resolva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua receita parece ótima Laura, e o abacate deixa pesado pois tem muito óleo. É por isso que ele tem muita caloria tb.
      E quanto ao ovo, não dá cheiro durante o tempo da aplicação?
      Bjusss...

      Excluir
    2. O cheiro só fica enquanto a máscara tá no cabelo, depois é só lavar bem com água morna e passar um condicionador bem cheiroso que não fica nem rastros do cheiro. Eu fiz hoje essa máscara, e usei 1/4 do abacate batido com um pouco de creme branco e não ficou pesado dessa vez. O brilho que fica no cabelo depois é muito lindo *.*

      Excluir
  12. Menina adorei as dicas,eu uso processo quimico
    e sempre fica aquele cheiro forte,vou testar
    depois digo o resultado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem dizer mesmo, sou doida pra saber como fica em quem usa química!!!

      Excluir
  13. Vou experimentar! Mas sempre ouvi dizer que vinagre era bom pro cabelo, isso é antigo, receita da vovó, mas eu tinha me esquecido. Vou usar depois de tingir. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  14. Será q se pode fazer escova no cabelo após enxaguar com o viangre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, pq vc não deixa o vinagre no cabelo.
      Vc passa e enxagua.
      Bjus.

      Excluir
  15. Usei depois da hidratação, joguei um pouquinho no cabelo e enxaguei, no meu ressecou...estranho só vi elogios aki...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela se ressecar passe um pouquinho só de condicionador depois.
      O macio volta e brilho fica ótimo.

      Excluir
  16. Katherynne,sou ruiva naturaç,porém meus cabelos são cacheados e meio armado pode ajudar meu cabelo a clarear mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo natural só clareia com luzes/descoloração, ou usando ox 40 na tinta.
      Bjus.

      Excluir
  17. Oii
    meu cabelo é preto se deixar ele muito tempo pode muda na coloração do cabelo ?


    Eu posso passar ele ?
    E a quantidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não muda de cor não.
      Deixe apenas uns 2 minutos. Dilua um meio copo de vinagre em um meio copo de água, coloque num borrifador e borrife no cabelo.
      bjus.

      Excluir
  18. E assim a indústria cosmética lucra milhões. Se lançasse um produto realmente eficaz, não venderiam o produto por muito tempo, pois logo teríamos cabelos perfeitos. O que existe são shampoos e condicionadores que ajudam um pouquinho a melhorar e tratar o cabelo, porém, como fazer para o consumidor comprar mais e dar mais lucro ao fabricante ? Simples, é só fazer o efeito durar pouco, então, no desespero, você vai lá e compra frascos e mais frascos do mesmo produto, na esperança de salvar seu cabelo danificado. Sou homem, cabeludo, e estava pensando até em cortar minhas madeixas, pois está complicado, é seco, quebradiço, opaco e áspero. Bem, descobri que o condicionador, deve ser sempre inferior ao shampoo na escala de P.H., mas, inteligentes, os fabricantes dificilmente expõem o P.H. de seus produtos. Pois bem, sei que shampoos tem P.H. em torno de 5 a 6. Logo preciso de um condicionador beeem ácido. Mas onde achar ? Fácil, na cozinha ! Sim, VINAGRE de maçã ! Com seu interessante P.H. DE 2,5 a 3,5. Nunca mais darei meu precioso dinheirinho à Garnier, Loreal, Dove e tantas outras porcrias caça níqueis.

    Sou homem, e Dove Man Care não me representa ! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, adorei o Dove não me representa!
      Feliz que vc é um cabeludo procurando cuidar dos fios!
      Deixa eu te dar uma dica baratinha, aqueles Tresemmé de potão de 1kg, tem o pH baio, em torno de 3,5. E ele custa 16,00 o pote!
      Comprei um e sempre uso aliado ao vinagre depois de fazer alguma química!
      Bjus.

      Excluir
  19. posso usar o vinagre no cabelo com selagem?

    ResponderExcluir
  20. acabei de usar vinagre, meu cabelo esta com muito brilho, passei puro por 30 minutos, para tirar o preto que passei, resolveu viu, náo tirou tudo, ficou melhor do que era

    ResponderExcluir
  21. Oi Kathy, eu ainda não entendi muito tempo bem....
    hehehhe Eu posso por um pouquinho de vinagre num pote e botar com uma mascara, por exemplo?? E depois enxaguar (óbvio)!! hehehe!

    Beijinhos
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não aconselharia, pois o vinagre pode reagir com o creme.
      O ideal mesmo seria aplica-lo apenas com água no cabelo, enxaguar e depois passar o creme.
      Bjus.

      Excluir
  22. Posso misturar vinagre ao condicionador,fica melhor para aplicar,e quanto tempo devo deixar?
    Jack

    ResponderExcluir
  23. comprei um vinagre de maca com acidez 0,4%,achei alto o que vc acha


    ResponderExcluir
  24. é pra colocar so o vinagre no cabelo? ou mistura alguma coisa com o vinagre?

    tem q lavar antes com o xampoo e condicionado?

    ResponderExcluir
  25. vou pintar meus cabelos de preto posso neutralizar com vinagre no lugar do neutralizante e quanto tempo devo deixar desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinta não precisa de neutralizante.
      O vinagre acidifica o cabelo fechando as escamas, não neutraliza.
      Depois de enxaguar o cabelo após a tinta deixe cerca de um minuto e enxague novamente passando o condicionador.
      Bjus.

      Excluir
  26. Então o vinagre não neutraliza? E posso usar mais de uma vez no cabelo???

    ResponderExcluir
  27. Pode usar mais de uma vez. Uso sempre que pinto ou tonalizo.

    ResponderExcluir
  28. pintei meu cabelo de preto, mas ele ta áspero e ele e lizo lavo e ele fica embolado.so melhora depois que escovo o q faço? me ajude pufavor! obrigado

    ResponderExcluir
  29. Serve p cabelo de homem?
    To com alizante so q sem neutralizante, será q da p usar vinagre no lugar neutralizante?
    Obgd dsd ja..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve pra cabelo de homem também, a questão é que ele não é neutralizante, é acidificante.
      O vinagre abaixa o pH do cabelo e fecha a cutícula, e se de tudo você não tiver o neutralizante ele vai ajudar, mas não é o ideal.
      Bjus.

      Excluir
  30. Kathy, quanto tempo eu deixo o vinagra pra remover toda a tintura? eu pintei o cabelo faz uns 4, 5 meses.. funciona? me ajude por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço essa função do vinagre, se você quer remover pigmento de tinta use o dekap color.
      Bjus.

      Excluir
  31. Oi eu queria saber se eu usar o vinagre não vai desbotar a cor do cabelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você deixar só um minuto, apenas para fechar as escamas do fio, não vai desbotar.
      Bjus.

      Excluir
  32. Oi queria saber se não vai desbotar a cor do cabelo

    ResponderExcluir
  33. O q posso usar quando alistar o cabelo ao invés do neutralizante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o neutralizante mesmo, ele é fundamental para interromper a ação do alisante.

      Excluir
  34. Oie gostaria de saber se continua usando vinagre puro e com qual frequencia ??? Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Meu cabelo estava poroso depois de passar por um processo químico usei e o resultado foi extraordinária 😍

    ResponderExcluir
  36. Meu cabelo estava poroso depois de passar por um processo químico usei e o resultado foi extraordinária 😍

    ResponderExcluir
  37. Queria saber se o vinagre tira a química do cabelo..

    ResponderExcluir
  38. Queria saber se o vinagre tira a química do cabelo

    ResponderExcluir
  39. OI,EU QUERIA SABER SE O VINAGRE AJUDA A NÃO DESBOTAR O CABELO VERMELHO NA HORA QUE VOCÊ COMEÇA A SUAR QUANDO VAI FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA?

    ResponderExcluir
  40. E QUAL A QUANTIDADE DE VINAGRE E ÁGUA QUE DEVO USAR NO CABELO?E QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR QUANDO É CABELO VERMELHO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloco um dedo de vinagre em um copo de água. Deixo uns 2 ou 3 minutos.
      Bjus.

      Excluir
  41. Li por ai que é bom misturar 1 pouco de vinagre de maça no condicionador, porque vira 1 selador de cutiulas, mas dizem que usar vinagre de maça nos cabelos tira a tintura por causar uma reação de ácido e alcalino já que usamos depois de lavar com shampoo! Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  42. e verdade que vinagre faz crescer os cabelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o vinagre só abaixa o pH do fio selando as cutículas, ele nada interferi no crescimento. Bjus.

      Excluir
  43. Oi pintei meu cabelo de preto azulado sexta feira mas quando molho ta saindo tinta oq faço?

    ResponderExcluir
  44. Muda de cor simmmmmm.eu passo vinagre e meus cabelos são tingidos de preto e sim afirmo q desviar a cor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ler toda a postagem que vc verá o alerta:
      "Não deixe muito tempo, senão interfere na cor do cabelo."

      Excluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo